Notícias

ONG LiveLab e Orizon promovem Gincana Ambiental em escolas públicas

21/09/23

Com o propósito de fortalecer o engajamento de estudantes e educadores na preservação de seus territórios, a organização não governamental LiveLab está conduzindo a Jornada X, uma gincana socioambiental comunitária liderada por adolescentes e jovens, composta por seis fases. Trata-se de uma abordagem ativa de participação social que utiliza diversas atividades e missões para incentivar o trabalho colaborativo, a pesquisa, o planejamento, a captação de recursos e a execução de um projeto.

Nesta edição, a missão visa criar consciência sobre questões ambientais, com foco no ciclo de resíduos sólidos nas áreas onde a Orizon atua, e atuar na promoção da sustentabilidade por meio do impacto transformador de crianças, adolescentes, educadores e líderes comunitários. Mais de 5 mil estudantes de escolas da rede pública municipal e estadual em Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe participarão da gincana, colaborando para desenvolver soluções reais para desafios enfrentados por suas comunidades. Com as ações dos jovens protagonistas e o apoio da comunidade escolar, a iniciativa pretende gerar um impacto positivo em mais de 30.000 pessoas ao longo de 2023.

O lançamento oficial da Jornada X Orizon ocorreu em 3 de maio de 2023, no Ecoparque de Paulínia, com a participação de seis escolas municipais e estaduais de Itapevi, Paulínia e Sumaré, que já estão envolvidas na Jornada X em seus territórios. Edgard Gouveia Júnior, cofundador da LiveLab e especialista em Jogos Cooperativos, esteve presente no evento. Essa metodologia gamificada já foi vivenciada por mais de 70 mil jovens em todo o Brasil nos últimos anos.

Será uma imersão para estudantes e educadores no tema da gestão de resíduos sólidos, onde, por meio de desafios, conversas e momentos lúdicos, poderão perceber o impacto de suas ações coletivas na preservação do meio ambiente em suas realidades e na redefinição da relação com os resíduos que produzem diariamente. No segundo semestre, mais escolas de Maceió-AL, Nova Iguaçu-RJ e Rosário do Catete-SE se juntarão a esse desafio, visando fortalecer os laços entre comunidades e escolas nas proximidades dos Ecoparques, além de gerar conhecimento e despertar o melhor de cada pessoa envolvida na construção de uma sociedade mais sustentável.

A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 13, 14 e 15, que são metas da Agenda 2030 da ONU, promovendo educação de qualidade, ação contra as mudanças climáticas, vida aquática e vida terrestre.

Gostou? Confira também:

Primeiro encontro do projeto “Escolas em Rede – Formação pelo Clima” realizado com sucesso

O projeto “Escolas em Rede – Formação pelo Clima” teve seu primeiro encontro no dia 24 de setembro, e contou […]

Prêmio Geração 360º: Inscrições abertas para jovens inovadores em Economia Circular

O Instituto Orizon Social, em parceria com a Enactus Brasil, anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio Geração 360º. […]

Primeiro encontro das iniciativas – Desafio Comunidade Sustentável

Dando início a segunda fase do Desafio Comunidade Sustentável, no dia 06/08 promovemos um encontro virtual com representantes das iniciativas […]

Ao utilizar os sites, o usuário aceitará expressamente todas as práticas descritas neste Política de Privacidade. Sendo assim, recomendamos que àqueles usuários que não concordem com a nossa Política de Privacidade, a não utilização deste site. Os termos e condições da Política de Privacidade podem ser alterados a qualquer momento, pelo Instituto Orizon Social, sendo recomendável sua verificação periódica. Veja nossa Política de Privacidade e nossa Declaração de cookie.