Notícias

JORNADA X ORIZON ENGAJA COMUNIDADES NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL

15/05/23

Como é possível que empresas e comunidades trabalhem juntas para conscientização e desenvolvimento ambiental? A Jornada X Orizon é um projeto que busca responder a essa pergunta.

Desenvolvido em parceria entre a Orizon VR e a ONG Live Lab, o projeto tem como objetivo engajar jovens, educadores e lideranças comunitárias para promover o desenvolvimento sustentável em suas localidades através de técnicas de gamificação. A Jornada X incentiva jovens e adultos a transformarem sua realidade, focando em resoluções dentro da temática de resíduos sólidos nos municípios onde a Orizon atua.

O projeto é iniciado com o engajamento da comunidade escolar, instigando os jovens a pensarem qual é o problema dentro da escola que eles querem mudar. Todo o processo é dado através de gincanas que resultam em um mutirão, o Dia X, para resolver o problema encontrado. A temática de todo o processo está ancorada na ideia de que mudar o mundo deve ser divertido, gratuito, rápido e fantástico.

O lançamento da Jornada X Orizon aconteceu no Ecoparque da Orizon em Paulínia/SP no dia 03 de maio de 2023, contando com a participação de 100 alunos e 20 professores, além de membros da equipe da Orizon e do Live Lab. Foi um dia repleto de atividades educativas, trocas de saberes e palestras, como a de Edgar Gouveia Junior, grande educador, idealizador do Live Lab e do projeto Jornada X, que ajudou os participantes a entenderem a dimensão dessa iniciativa. Com a Jornada X Orizon, podemos ser heróis da nossa história e transformar o mundo com nossas ações!

Sabrina, estudante da EMEF, expressou sua satisfação com a experiência que teve no evento de lançamento da Jornada X Orizon.

“Achei o evento muito divertido e aprendi bastante coisa por meio de brincadeiras, já tentei aprender muitas vezes antes, mas nunca de uma forma tão leve, fico feliz em ter participado.” Sabrina, da EMEF

A Jornada X Orizon já está em andamento neste semestre e selecionou seis escolas públicas nas cidades de Paulínia, Sumaré e Itapevi para participar. Pelo menos 2.990 jovens serão impactados pela ação. As escolas selecionadas são:

1. E. E. Parque dos Servidores
2. E. E. Padre José Narciso Vieira Ehrenberg
3. E. E. Profa Eliana Andrés de Almeida Souza
4. E. E. João Nascif Chalupp
5. EMEF Nilza Thomazini
6. E. E. Leonilda Rossi Barriquelo

De acordo com um estudo da LiveLab, cada participante da Jornada X Orizon gera impacto na vida de seis pessoas em média ao seu redor. Ainda no primeiro semestre, é previsto que o impacto da Jornada X Orizon chegue em média a 17.940 pessoas. Para o segundo semestre, o objetivo é expandir o programa para regiões onde há outros ecoparques da Orizon, como no Rio de Janeiro, Alagoas e Sergipe. Dessa forma, até o final de 2023, a perspectiva é que a Jornada X Orizon traga transformação em 6 cidades, 16 escolas públicas, 6.000 jovens a partir do oitavo ano e 36.000 pessoas impactadas positivamente. O impacto positivo pode ser em termos de conscientização ambiental, mudança de comportamento, redução de resíduos sólidos, entre outros.

Impacto Socioambiental da Jornada X Orizon

Ninguém pode salvar o mundo sozinho, mas juntos podemos fazer a diferença. A Jornada X Orizon é um projeto que promove, impulsiona e engaja comunidades para trabalharem em conjunto, mesmo que cada uma esteja fazendo a sua parte em sua região. Durante o evento de lançamento da jornada, as escolas perceberam que não estão sozinhas e que existem outras centenas e até milhares de pessoas dispostas a trazer soluções para os problemas socioambientais em suas localidades.

Projetos como este trazem a possibilidade de pensar que realmente as coisas podem ser diferentes, que podemos fazer mais se nos conectarmos entre empresa, poder público, terceiro setor, escolas e comunidade. É por isso que os jovens selecionados para participar da Jornada X Orizon são protagonistas com potencial de mudança nas comunidades em que estão inseridos, seja na escola, bairro ou em casa, gerando transformação desde a base da nossa educação. Como pontuou Edgar Gouveia Junior, idealizador da Live Lab e do projeto Jornada X, “fazer a escola ser um laboratório de desenvolvimento local. Eles fazem isso acontecer de verdade. E não ficar só estudando sobre o lixo e reciclagem, mas de fato fazer projetos que transformem a realidade de sua comunidade”.

Para acompanhar os próximos passos e resultados da Jornada X Orizon, siga o nosso Instagram, onde você já pode ver os depoimentos e ter uma amostra do que foi o lançamento.

Gostou? Confira também:

Primeiro encontro do projeto “Escolas em Rede – Formação pelo Clima” realizado com sucesso

O projeto “Escolas em Rede – Formação pelo Clima” teve seu primeiro encontro no dia 24 de setembro, e contou […]

Prêmio Geração 360º: Inscrições abertas para jovens inovadores em Economia Circular

O Instituto Orizon Social, em parceria com a Enactus Brasil, anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio Geração 360º. […]

Primeiro encontro das iniciativas – Desafio Comunidade Sustentável

Dando início a segunda fase do Desafio Comunidade Sustentável, no dia 06/08 promovemos um encontro virtual com representantes das iniciativas […]

Ao utilizar os sites, o usuário aceitará expressamente todas as práticas descritas neste Política de Privacidade. Sendo assim, recomendamos que àqueles usuários que não concordem com a nossa Política de Privacidade, a não utilização deste site. Os termos e condições da Política de Privacidade podem ser alterados a qualquer momento, pelo Instituto Orizon Social, sendo recomendável sua verificação periódica. Veja nossa Política de Privacidade e nossa Declaração de cookie.